1º Forum das Entidades Sociais – Veja o que aconteceu…

porAdellRobeqovb

1º Forum das Entidades Sociais – Veja o que aconteceu…

1º Fórum das Entidades Sociais da Granja Viana e região

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”

No último sábado, dia 16 de outubro, no auditório das Faculdades Mario Schenberg, aconteceu o 1º Fórum das Entidades Sociais, organizado e realizado por nossa paróquia.

A ocasião contou com cerca de 150 pessoas, pertencentes as entidades sociais da região, as pastorais e movimentos sociais e refletiram sobre a realidade do 3º Setor na região e sobre os passos que podemos dar para fortalecer a ação social.

A abertura oficial contou com a presença do Sr. Prefeito Carlão Camargo e esposa, bem como dos secretários municipais: Sra. Angela Maluf (Secretaria da Mulher), Sr. Luis Gustavo Napolitano (Secretaria de obras e subprefeito da Granja) e Sr. Laércio Camargo (Meio ambiente).

Após composta a mesa de autoridades, a cantora Luciana Mello, nossa paroquiana e amiga de sempre, foi convidada a cantar o Hino Nacional. Momento solene e de grande emoção.

Em seguida, o Sr. Prefeito foi convidado a proferir suas palavras. Em sua fala, citou a importância da articulação  e da unidade e elogiou e agradeceu ao Pe. Pedro e equipe, por esta iniciativa pioneira de integração e articulação.

Visivelmente emocionado Pe. Pedro ao tomar a palavra, citou a música de Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade”. E convocou a todos a se unirem em pról da criação de uma rede integrada que visa a otimização dos recursos e das capacidades de nossas entidades.

Após a fala de acolhida do nosso pároco, outros lideres religiosos foram chamados para a realização de um momento ecumênico, que focou a necessidade da unidade e do amor, afinal, temos muito mais coisas que nos unem, do que coisas que nos separam.

O Fórum continuou com  participação do Sr. Alfredo dos Santos, diretor do GESC (Gestão de Entidades da Sociedade Civil) que fez uma importante e pontual colocação sobre a realidade do 3º Setor e sobre a oportunidade de se trabalhar em conjunto.

Na sequencia, o Sr. Paulo Renê, presidente dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, mostrou a experiência da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, como um trabalho integrado entre empresas, cidadãos e entidades, favorecendo o meio social como um todo.

O fórum continuou com um trabalho em grupo, onde foi levantado o panorama da nossa realidade enquanto região.

O Fórum concluiu-se com a apresentação do “Cenáculo da Paz Social”, grupo de empresários e amigos que vai articular a criação do braço social da paróquia, em parceria com as comunidades e pastorais sociais.

 

 

Repercussão:

Nosso fórum foi notícia:

Portal Viva:

http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3363:colegio-mario-schenberg-sedia-1o-forum-das-entidades-sociais&catid=85:voluntariado

Blog da Congregação Orionita do Brasil:

http://orionmundi.blogspot.com/2010/10/paroquia-orionita-promove-forum-de.html

Site da Diocese de Osasco:

http://www.diocesedeosasco.com.br/noticias/index.asp?tip=50&san=531

Pra Consultar:

GESC (Gestão de Entidades da Sociedade Civil)

http://www.ambafia.org.br/2008/gesc/

Portal da Fundação dos Bancos Sociais do Rio Grande do Sul

www.bancossociaisrs.org.br

Sobre o Autor

AdellRobeqovb subscriber