Advento

Advento

O Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, antecede o Natal e dura quatro semanas. É tempo de preparação, alegria e de expectativa.

Vamos começar nesta primeira semana do advento uma série de textos que falam de liturgia e arquitetura, sempre com relação ao tempo litúrgico e de forma que possa ajudar os fiéis a refletirem sobre os espaços onde celebram suas liturgias.

Os textos serão escritos pela Regina Céli de Albuquerque Machado Steurer, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro e com pós-graduada em Teologia Pastoral no Instituto Lumen Vitae de Bruxelas.

Há 25 anos Regina trabalha nas igrejas de todo o Brasil reformando e construindo. Desde 1997 é sócia da Reúna – arquitetos associados com sede na Granja Viana.

Escreveu os livros: O Local da Celebração – Arquitetura e Liturgia – Paulinas – 1991 e O espaço da celebração: mesa, ambão e outras peças – Paulinas – 2001. Escreve para a Revista de Liturgia, Tear-Liturgia em Revista e Paróquias e Casas Religiosas. E dá cursos e palestras sobre arquitetura e liturgia.

Há 10 anos é diretora do Projeto Âncora – entidade social que atende 700 crianças e jovens carentes da região de Cotia, onde possui um atelier de arte em mosaico para pisos e paredes que emprega 20 mulheres da comunidade.

Clique aqui e veja o primeiro texto de Regina Céli de Albuquerque Machado Steurer