Semana Santa e Páscoa 2012

Semana Santa e Páscoa 2012

QUARESMA E SAMANA SANTA EM NOSSA PARÓQUIA

Em toda a quaresma as várias comunidades de nossa paróquia, movimentos, pastorais e atividades foram motivados a viver a via-sacra, e preparar os momentos penitenciais, a catequese trabalhou muito bem quaresma, Campanha da fraternidade e Semana Santa, em todas as comunidades houve encontros, retiros, momentos com os pais que levou a todos a um grande momento de comunhão. Realizamos formação da CF, este foi o 1º ano que reunimos a liderança de toda a Paróquia para tratarmos juntos a Campanha da Fraternidade, assim iluminados e entusiasmados preparamos a Páscoa Feliz que reuniu mais de 400 crianças no dia 31/03 no Salão de Eventos do Assa.

SEMANA SANTA

Na Segunda-feira e Terça –Feira Santa encerramos na várias comunidades os encontros da CF e de via Sacra. Na Quarta-feira Santa celebramos com todo o clero da Diocese de Osasco e com o senhor Bispo Diocesano Dom Ercílio Turco, na Catedral Santo Antônio, em Osasco, a renovação do Ministério Sacerdotal e também a bênção dos Santos Óleos. A emoção tomou conta do povo no Tríduo Pascal, que teve início na Quinta-feira Santa e término no Sábado Santo, com a Vigília Pascal com uma participação muito rica dos fiéis das várias comunidades da Paróquia.

Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o Mistério Pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não foi dada a bênção final; ela só foi ministrada, solenemente, no final da Vigília Pascal, quando celebramos a vitória de Jesus. O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus na Sexta-feira Santa transformou-se em esperança e júbilo!!! Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição!!!

Na Quinta-feira Santa, após a Celebração do “Lava-Pés”, iniciamos a Vigília Eucarística diante do Santíssimo as comunidades se organizaram de acordo com a realidade. Ao término da Vigília, na Sexta-feira Santa as comunidades organizadas em setores entre o horário das 14h e 15h iniciavam a função litúrgica ou a procissão, muitas pessoas participaram do momento. Realizamos encenações, ajudando assim na reflexão deste dia.
No Sábado Santo, em comunhão com todas as Comunidades Cristãs, reunimo-nos para a celebração da Páscoa de Jesus: sua passagem da Morte para a Vida. Ele ressuscitou, esse foi o grande anúncio da noite Santa da Vigília Pascal. “Realmente, o Senhor ressuscitou” (Lc 24,34). No Domingo de Páscoa, celebramos a alegria da Ressurreição do Senhor!

Destacamos as belas e evangelizadoras homilias e reflexões realizadas por todos os sacerdotes, diáconos e ministros, que se empenharam muito, e também a presença marcante dos nossos paroquianos em todas as Celebrações… Enfim, a Semana Santa foi para nós um grande retiro espiritual!

Ele ressuscitou para nos dar vida! Ele está no meio de nós… É Cristo quem nos encoraja para vivermos a fraternidade e lutarmos por um mundo mais justo, cheio de paz e amor!!! Ele é Emanuel, Deus conosco! Viva Jesus Cristo Ressuscitado!!!

Veja as fotos de vários momentos significativos da Semana Santa e da Páscoa em nossa paróquia: