Ofício de Trevas

“Não me deixeis, Senhor; à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade”. (Sl 26,2)
O Ofício de Trevas é uma paraliturgia que teve origem na Idade Média, com o nome de Tenebrário. Consiste numa belíssima celebração, caracterizada pela profundidade, na qual são realizadas meditações sobre as Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz, intercaladas com o canto de 7 Salmos. Será feita a reflexão da palavra de Jesus na cruz seguida pelo salmo. Após cada salmo, será apagada uma vela da menorá. Ao chegar o sétimo e último, resta apenas uma veia acesa. O Presidente erguerá a menorá, depois vai abaixá-la, depondo-a atrás do Altar. Enquanto isso, a assembleia bate nos bancos ou nos punhos, significando a descida de Jesus até a mansão dos mortos, bem como o terremoto que abalou a terra após a morte do Senhor. Aguardemos em profundo silêncio.

Acompanhemos nesta terça-feira o Ofício de Trevas através , a partir das 19h , aqui no nosso facebook ,ou através do link direto da transmissão pelo Youtube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *